Medicina

Medicina

  • Compreensão do ser humano como resultado da interação de fatores biopsicossocioambientais.
  • Graduados com forte visão humanista.
  • Profissionais capacitados para a escuta, acolhimento e cuidado com as pessoas.

APRESENTAÇÃO

Tipo: Bacharelado
Modalidade: presencial
Autorização: 1953
Reconhecimento: 1958
Renovação de reconhecimento: 2017
Vagas: 150 (por semestre)
Mensalidade: R$ 7.190,00** (Consulte condições) 
Duração: 12 semestres
Período: Matutino e Vespertino
Carga horária: 7481 horas
Local: nos Campi Brotas e Cabula
Coordenador: prof. Dr. Humberto de Castro Lima Filho
Vice-coordenadora: prof.ª Dra. Ana Verônica Mascarenhas


 ** Valores aplicados a partir de 01/01/2024.

Por que Medicina na Bahiana?

O curso de Medicina da Bahiana oferece um currículo que permite o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências técnico-científicas essenciais para a formação de um profissional capaz de acompanhar os avanços científicos e tecnológicos da atualidade, propiciando também a aquisição de habilidades e atitudes relacionadas a saber escutar, acolher e cuidar das pessoas. As metodologias utilizadas no processo ensino-aprendizagem são ativas e têm o aluno como centro, estimulando-o, desde o primeiro semestre, a ser o responsável principal pelo seu autodesenvolvimento, com acompanhamento permanente dos professores e tutores. O uso de manequins e simulações realísticas tornam o aprendizado mais dinâmico, seguro e prazeroso. Durante a formação, o curso oferece experiências em diferentes cenários de prática do Sistema Único de Saúde, em todos os níveis de assistência: primário, secundário e terciário (unidades de saúde da família, unidades de pronto-atendimento, ambulatórios e hospitais). Proporciona ainda práticas interprofissionais, desenvolvendo, dentre outras habilidades, a capacidade de trabalhar em equipe.

O CURSO

O profissional formado pela Bahiana

O médico formado pela Bahiana é um profissional generalista que compreende o ser humano como resultado da interação de fatores biopsicossocioambientais. Dotado de forte visão humanista, destaca-se pela qualidade da relação médico-paciente e pelo espírito científico e crítico altamente desenvolvidos, tomando decisões assentadas nos preceitos da medicina baseada em evidência e na autonomia do paciente.

Além dos saberes científicos, técnicos e tecnológicos e das atitudes, habilidades e competências indispensáveis ao fazer médico, tem comportamentos orientados por valores éticos de uma medicina solidária e participativa.

Este profissional detém senso de responsabilidade nas ações e decisões do cotidiano, respeito e compromisso consigo mesmo, com o paciente, com a vida e a cidadania, sendo capaz de atitude equânime nos atendimentos e procedimentos médicos, aliada à aplicação crítica dos recursos cognitivos, técnicos e tecnológicos.

 

Base legal

• Autorizado pelo Decreto nº. 32.495 de 31 de março de 1953, publicado no Diário Oficial da União de 07 de abril de 1953. 
• Reconhecido pela Portaria nº 43.559 de 23 de abril de 1958, publicada no Diário Oficial da União de 23 de abril de 1958.
• Renovação de reconhecimento pela Portaria n° 1.187 de 24 de novembro de 2017, publicada no Diário Oficial da União de 27 de novembro de 2017.

DIFERENCIAIS

  • Compreensão do ser humano como resultado da interação de fatores biopsicossocioambientais.
  • Graduados com forte visão humanista.
  • Profissionais capacitados para a escuta, acolhimento e cuidado com as pessoas.
  • Senso crítico pautado nos preceitos da medicina baseada em evidências.
  • Profissionais altamente valorizados pelo mercado de trabalho.
  • Forte senso de responsabilidade social. Por conta da pandemia de COVID-19, 243 estudantes participaram do programa do Governo ApoioSUS – O Brasil conta comigo.

CORPO DOCENTE

FORMAS DE INGRESSO

- PROSEF

COORDENAÇÃO E CONTATO

Coordenador: Dr. Humberto de Castro Lima Filho
coordenacaomedicina@bahiana.edu.br
71 3276-8200

INSCREVA-SE