Pesquisa e Inovação

Palestras marcam início do semestre letivo da Pós-Graduação Stricto Sensu da Bahiana

Programação com palestrantes convidados foi transmitida ao vivo pela plataforma Zoom.

O programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Bahiana teve um dia inteiro de palestras e debates, a fim de marcar o início do semestre letivo 2023.1. As atividades ocorreram de forma remota, no dia 10 de fevereiro, com transmissão ao vivo pela plataforma Zoom. As palavras de boas-vindas foram proferidas pelo pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu, prof. Atson Souza Fernandes.

"É importante destacar que nós, mestres e doutores, de acordo com o levantamento feito pela OCDE, representamos menos de 1% da população brasileira. Isso nos coloca não apenas em um lugar diferenciado na sociedade, mas também no protagonismo do desenvolvimento científico e da melhoria na qualidade de vida da população do nosso país", destacou prof. Atson Souza Fernandes.

A programação da manhã teve como participante convidado o prof. Dr. Michel Jean Marie Thiollent, que apresentou a palestra "Pesquisa-Ação em Saúde: diálogos possíveis". Autor de diversos livros sobre o método da pesquisa-ação, Thiollent esteve aberto a perguntas de professores, mestrandos e doutorandos que participaram do encontro. No turno da tarde, o tema "Quem tem medo da escrita acadêmica?" foi apresentado pela professora convidada Dra. Priscila Tamis, também autora de livros, como "ENSAIOS DE UM BELO SURTO: o que contam as memórias, saúde e experiências de um corpo?" e "Saúde e Subjetividade na Mobilidade Urbana. Experiência Cartográfica de Uma Cidade (Im)Possível".

Palestra "Pesquisa-Ação em Saúde: diálogos possíveis" com o palestrante Dr. Michel Thiollent, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).