Recursos Educacionais

Recursos Educacionais

Sistema Integrado de Bibliotecas


Acervo Bibliográfico Físico
Para garantir uma formação completa e de excelência, a Bahiana disponibiliza aos seus alunos e ao público externo um acervo bibliográfico formado por livros, periódicos científicos (estrangeiros e nacionais), jornais e revistas; teses e dissertações, obras de referência (enciclopédias, dicionários, manuais, catálogos) e normas técnicas.

O gerenciamento é feito por meio do Sagres-Acervo, ferramenta moderna que conta com os recursos tecnológicos para administrar, simultaneamente, os milhares de títulos disponíveis nas bibliotecas da Bahiana.

Colabore com o nosso Acervo!
Bahiana aceita doações de material bibliográfico referente à área de saúde, sendo necessário submetê-lo a uma avaliação técnica para analisar a sua real pertinência e a viabilidade de utilizá-lo em seu acervo.



Acervo Bibliográfico Virtual
Biblioteca Virtual – disponibiliza acesso remoto, simultâneo e ilimitado aos e-books da coleção, que têm informação técnica e científica da área de saúde e afins. Clique aqui e confira!

Portal de periódico da CAPES – O Portal é uma ferramenta disponibilizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) a instituições de ensino e pesquisa no Brasil, contém um acervo de mais de 40 mil títulos de periódicos, base de dados com artigos, livros, patentes, enciclopédias, obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual disponíveis para a comunidade da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

ACESSO CAFe – A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é provida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Por meio de uma conta única, o usuário pode acessar, de onde estiver, os serviços de sua própria instituição e os oferecidos pelas outras organizações que participam da Federação. A CAFe permite que usuários, utilizem login e senha institucionais para acessar de forma remota o conteúdo assinado do Portal de Periódicos disponível para a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Em caso de intercorrência no acesso, login ou senha utilize o Fale Conosco no ambiente do AVA (ava.bahiana.edu.br). Para acessar remotamente o Portal de Periódicos via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), clique aqui e veja o tutorial.

Repositório Institucional – permite o acesso integral à produção intelectual dos pesquisadores preservando a memória científica da instituição, gerada ao longo dos anos, e fomenta a pesquisa científica, permitindo o livre acesso às publicações dos autores-pesquisadores da instituição. Tudo isso faz com que a Bahiana esteja sempre em consonância com o Movimento Internacional de Acesso Livre à Informação Científica. Para ter acesso, clique aqui!

Portal de Periódicos (Bahiana Journals) – projeta e dissemina produções intelectuais por meio das revistas científicas da instituição, proporcionando contribuições que ampliam os espaços de interlocuções e conhecimentos. Clique aqui e confira!


Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos e Científicos (12ª edição - 2023) –
orienta os alunos na padronização e normatização dos trabalhos, conforme as normas da ABNT, nos estilos Vancouver e American Psychological Association (APA).  Clique aqui.