Residências

Residências


Residência Multiprofissional em Clínica da Pessoa e da Família

A Residência Multiprofissional em Clínica da Pessoa e da Família constitui-se em uma parceria entre a Bahiana, a Sociedade Hólon e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Acontece no Complexo Comunitário Vida Plena, no bairro de Pau da Lima. O programa integra diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo discentes, docentes da graduação e da pós-graduação e a comunidade. Tem como missão estimular o desenvolvimento do potencial humano, realizando atividades para indivíduos, famílias, grupos e comunidades. Sua matriz de funcionamento enfatiza a interdisciplinaridade nas ações profissionais, a multidimensionalidade dos problemas de saúde e a intersetorialidade das ações. O programa possui carga horária total de 5.760 horas, para o período de dois anos, com carga horária semanal de 60 horas. Exige dedicação exclusiva e oferece seis vagas anuais, contemplando as seguintes categorias profissionais da saúde: duas vagas para enfermeiros, duas para psicólogos e duas para fisioterapeutas.



Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

A Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial consiste em uma parceria da Bahiana com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Está inserida no Hospital Geral Roberto Santos e no Hospital Geral do Estado, realizando um serviço que presta consultas, realiza cirurgias e atendimentos de urgência e emergência, além de acompanhar os pacientes internados nos referidos hospitais, preenchendo uma importante lacuna social em saúde bucomaxilofacial.  Tem como objetivo a formação em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial para o exercício de todas as atividades desenvolvidas pela especialidade. Esse programa possui carga horária total de 7.960 horas, para o período de três anos, com carga horária semanal de 60 horas. Exige dedicação exclusiva e oferece duas vagas anuais para cirurgiões-dentistas.



Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa

A Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa é ofertada em parceria entre a Bahiana e as Obras Sociais Irmã Dulce. Tem o objetivo de especializar profissionais de saúde no cuidado à pessoa idosa, com desenvolvimento teórico-prático e capacitação qualificada para assistência à saúde, com base nos princípios humanísticos e do SUS, agregando conhecimentos, habilidades e atitudes próprias a serem utilizadas na promoção, proteção e recuperação da saúde. Esse programa possui carga horária total de 5.760 horas, para o período de dois anos, com carga horária semanal de 60 horas. Exige dedicação exclusiva e oferece seis vagas anuais, distribuídas entre as seguintes categorias profissionais da saúde: duas vagas para enfermeiros, duas para psicólogos e duas para fisioterapeutas.



Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC)

Medicina de Família e Comunidade é a especialidade médica que engloba a prestação de cuidados personalizados e continuados a indivíduos e famílias de uma determinada população, independentemente da idade, sexo ou problema de saúde. (SESu – Mec, 2015).

Objetivos
• Formar médicos de Família e Comunidade, tendo as pessoas e suas famílias como centro do cuidado.
• Atuar de forma qualificada, focada no cuidado integral de pessoas, famílias e
coletividades em que estão inscritos.
• Solucionar o maior número possível de problemas, com qualidade, por meio de uma prática integrada, continuada, em equipe multidisciplinar, inserida preferencialmente nas comunidades.
• Integrar-se aos processos de educação permanente em saúde do seu território. (SESu – Mec, 2015). 

Currículo
Os Programas de Residência em Medicina de Família e Comunidade deverão contemplar especificidades do Sistema Único de Saúde – SUS. (SESu – Mec, 2015):
I – Atenção Básica.
II – Urgência e Emergência.
III – Atenção Domiciliar.
IV – Saúde Mental.
V – Educação Popular em Saúde e Participação Social.
VI – Saúde Coletiva.
VII – Clínica Geral Integral em todos os ciclos de vida.

Clique aqui e acesse o fluxograma do curso.