SECRETARIA GERAL

SECRETARIA GERAL

DE CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO


Coordena as ações das Secretarias Acadêmicas de Cursos de Graduação e Pós-Graduação.

A Secretaria Geral de Cursos tem como responsabilidade a manutenção e guarda da documentação acadêmica, desde o ingresso do estudante na Instituição até a etapa de conclusão do curso, incluindo a colação de grau e a expedição de diploma digital e de certificações.


Processos

1. Processo de ingresso - Matrícula
A Secretaria Geral de Cursos coordena todos os processos de matrícula, formalizando o ingresso do estudante na Bahiana por meio das convocações e dos editais publicados no site da Instituição e do registro deles no Sistema acadêmico institucional.

Contatos: 
E-mail: sec.geral-atendimento@bahiana.edu.br
WhatsApp: 71. 98390-0840


2. Processo de transferência externa e portadores de diploma
A Secretaria Geral de Cursos, junto às coordenações dos cursos de graduação coordenam os processos seletivos de transferência externa e portadores de diploma, desde o momento das inscrições até a efetivação da matrícula.

A divulgação dos editais de inscrição é realizada no site da Bahiana, a cada semestre, contendo informações sobre a documentação necessária, taxa de inscrição e demais orientações para esse processo.

Contatos: 
E-mail: sec.geral-atendimento@bahiana.edu.br 
WhatsApp: 71. 98390-0840


3. Processo de registro e emissão de diploma e certificados
Na etapa de conclusão do curso, toda a documentação dos alunos é verificada e preparada para o processo de registro de diploma, sendo muito importante manter os dados pessoais atualizados para facilitar a comunicação com a Secretaria Geral de Cursos e evitar atraso na entrega do diploma.


4. Formatura / Colação de grau
A formatura ou colação de grau é o ato oficial de conclusão do curso de graduação na instituição de ensino superior. Ocorre após a integralização da carga horária exigida e a aprovação do aluno em todos os componentes curriculares, estágios, trabalhos de conclusão de curso e atividades complementares exigidas pela legislação, além do cumprimento do ENADE, quando for o caso.

Contatos: 
E-mail: sec.geral-nurca@bahiana.edu.br
WhatsApp: 71. 981023392


5. Atendimento aos ex-alunos
A Secretaria Geral de Cursos é a área responsável pelo atendimento aos alunos que concluíram o curso de graduação e pós-graduação da Bahiana e que agora se encontram na condição de ex-alunos. Todas as suas solicitações referentes à documentação acadêmica devem ser endereçadas ao e-mail abaixo:

Contatos: 
E-mail: secgeral-exalunos@bahiana.edu.br
WhatsApp: 71.98420-5297


6. Gestão do sistema Sagres Acadêmico
O Núcleo de Registro e Controle Acadêmico – NURCA é responsável pelo registro, controle, atualização e gestão do sistema Sagres Acadêmico utilizado nas secretarias da Bahiana. É nesse sistema que são registradas, diariamente, as informações da vida acadêmica do aluno. O NURCA também é responsável pela emissão de todos os documentos dos ex-alunos, tais como históricos, declarações, diplomas, certificados de graduação e/ou pós-graduação e outros pertinentes às demandas de cada situação.


7. Secretaria Digital
Desenvolvida pela Secretaria Geral de Cursos, tem como objetivo modernizar as práticas de arquivamento e a consulta dos dados acadêmicos por meio da digitalização da documentação que se encontra sob a responsabilidade das secretarias, transformando todo o arquivo físico em arquivo digital.

Utiliza também ferramentas para a assinatura e certificação digital dos documentos institucionais em meio eletrônico, agilizando o atendimento aos alunos e ex-alunos.
Esses documentos possuem validade jurídica, tanto em meio físico quanto em meio digital, e a sua autenticidade pode ser verificada acessando o Portal de Assinatura Certisign/Bahiana.

Assim, ao reduzir o consumo de papel, a secretaria digital contribui também com o compromisso da Bahiana em relação à preservação do meio ambiente.