6 dicas valiosas para se destacar no estágio em Fisioterapia

004-6-dicas-valiosas-para-se-destacar-no-estágio-em-Fisioterapia.jpeg

O estágio em Fisioterapia é uma ótima oportunidade para o estudante adquirir experiência e conquistar espaço no mercado de trabalho.

Para garantir um estágio em Fisioterapia, as ações corretas podem te ajudar a ganhar destaque nessa fase e encontrar melhores oportunidades com mais facilidade. Acompanhe essas dicas preciosas e esteja passos à frente nessa jornada:

1. Capriche na elaboração do currículo para o estágio

Esse é o primeiro e mais importante passo. Muitos candidatos a vagas de estágio em Fisioterapia não prestam atenção à estética do currículo e acabam entregando um material desorganizado e faltando muitas informações. A linguagem do currículo precisa ser clara e objetiva, além de incluir todas as informações relevantes para a vaga, de forma mais organizada possível.

2. O estágio é para gerar aprendizado

O Estágio em Fisioterapia é uma chance de aprendizado muito enriquecedora. Dessa maneira, você entra no mercado de trabalho e se torna um profissional bem mais preparado. Estagiar é uma boa oportunidade para se destacar. Avalie os pontos positivos e negativos da empresa e escolha a melhor opção para a sua prática.

Além disso, sempre faça perguntas sobre o que tem dúvidas e não permaneça na zona de conforto! Estar atento às suas demandas no estágio só mostra que você está disposto a aprender e empenhado no trabalho que desenvolve na empresa.

3. Explore as áreas da Fisioterapia

De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), existem diversas possibilidades de atuação para o fisioterapeuta. Entre outras especificações, a Fisioterapia em Osteopatia e a Fisioterapia Domiciliar são as especialidades mais promissoras da Fisioterapia pós pandemia. Além dessas, outras áreas de atuação são:

• Fisioterapia Respiratória;
  • Fisioterapia em Terapia Intensiva;
  • Fisioterapia Esportiva;
  • Fisioterapia em Acupuntura;
  • Fisioterapia do Trabalho;
  • Fisioterapia Neurofuncional;
  • Fisioterapia Aquática;
  • Fisioterapia Traumato-Ortopédica;
  • Entre outras.

Para conhecer melhor essas áreas e saber qual delas tem a ver com os seus objetivos de carreira, procure pesquisar a rotina profissional de cada uma e troque informações com colegas, professores e fisioterapeutas que já estão no mercado.

4. Participe de palestras e de atividades extracurriculares

Esses eventos podem te ajudar a entender mais a fundo as possibilidades de atuação profissional, além de permitir o contato com empresas e pessoas da área, profissionais ou estudantes. Uma boa convivência nesse novo círculo social é benéfica e muito importante para o seu desenvolvimento como fisioterapeuta e para o seu networking.

5. Pesquise sobre as empresas

A internet é um ótimo veículo para se informar, descobrir empresas e possíveis locais de trabalho. O Linkedin, por exemplo, pode ser um começo para encontrar vagas de estágio em Fisioterapia e saber mais sobre as empresas contratantes. Depois de pesquisar, escolha aquelas que estejam mais alinhadas com os valores que você prega.

6. Tenha uma rede de relacionamento

Prática conhecida como networking, ter bons relacionamentos com profissionais da área é essencial em qualquer estágio da carreira, principalmente na área de saúde.

Guarde essa última dica, pois ela irá te auxiliar a formar a sua imagem e sua carreira como fisioterapeuta, ter acesso a informações e a fazer contato com possíveis colegas, sócios ou empregadores. Para quem está na procura de um estágio em Fisioterapia, esses contatos podem ser extremamente úteis e render boas indicações. Não pule essa etapa!

Se tem dúvidas sobre o que fazer em um estágio em Fisioterapia, aproveite essas dicas e saiba ser um profissional preparado e conectado com as novidades e oportunidades da sua comunidade profissional. Boa sorte!

Baixe esse ebook gratuito e saiba como chegar no topo da carreira em fisioterapia.