Fisioterapia

Fisioterapia

O que é ser fisioterapeuta?

O que é ser fisioterapeuta?

Você está pensando em ser fisioterapeuta? Conheça o perfil e o que faz esse profissional.

O fisioterapeuta é um profissional da área da saúde que avalia lesões de pacientes e, a partir de seu diagnóstico funcional ou fisioterapêutico, aplica e gerencia um tratamento utilizando meios físicos. Ou seja, exercícios, correntes elétricas, laser terapêutico, piscina terapêutica que trabalham determinados músculos, pele, articulações para recuperar movimentos ou disfunções em áreas específicas.

Para se tornar um fisioterapeuta é preciso ser graduado em Fisioterapia que, no sentido amplo da palavra, nada mais é do que a ciência que estuda a função do movimento do corpo. Como parte de sua profissão, é necessário estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de todo e qualquer distúrbio referente à funcionalidade humana.

Se você se interessou por esse breve resumo do amplo campo de atuação de uma pessoa formada em Fisioterapia ou até já está decidida que gostaria de ser fisioterapeuta, este texto irá apresentar um pouco sobre o perfil e o que faz esse profissional, esclarecendo possíveis dúvidas e oferecendo diversas possibilidades de carreira.

O que é ser fisioterapeuta?

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) define o profissional fisioterapeuta como o responsável por ações fisioterapêuticas, visando sempre a globalidade funcional biopsicossocial do ser humano.

Ao ter como objetivo de estudo a função do movimento humano e como objeto profissional a restauração de funções, sistemas e órgãos lesionados, o fisioterapeuta recebe uma formação humanista, generalista, crítica e reflexiva. Isso o capacita a atuar em diferentes níveis na área da saúde dependendo de seus estudos, pesquisas e rigor científico.

A grade curricular da graduação em Fisioterapia busca estudar o ser humano como um todo. Por isso, irá estudar disciplinas de saúde como Anatomia, Fisiologia, Cinesiologia, Biomecânica, Neurociências e, também, Ciências Humanas.

O fisioterapeuta é um profissional de visão ampla e global que não precisa dominar somente técnicas para melhorar disfunções. Ele não deve tratar seu paciente como um caso isolado ou apenas focar em determinado distúrbio, mas desenvolver ao máximo seu potencial físico diante de uma limitação.

Quais são as habilidades de um fisioterapeuta?

Ao lidar com pessoas que precisam de ajuda e tratamento diariamente, existem algumas características desejáveis que tornarão o profissional mais apto a atuar no mercado de trabalho de fisioterapia. São elas: sensibilidade tátil, equilíbrio emocional, capacidade de observação e de decisão, boa disposição física, boa coordenação motora, vontade de ajudar o próximo, boa comunicação, autocontrole e responsabilidade. Essas características unem-se ao conhecimento obtido durante a graduação e à experiência prática em estágios e trabalhos.

Além disso, há também algumas habilidades que são adquiridas ao longo do tempo e da prática, consideradas essenciais para ser um fisioterapeuta bem-sucedido. Essas habilidades envolvem: saber coletar e interpretar dados para gerar diagnóstico e dar tratamentos adequados; saber avaliar exames de imagem e complementares, quando necessário, como tomografias e ressonância magnética; elaborar tratamento fisioterapêutico completo com prognósticos, objetivos, recursos e técnicas terapêuticas em benefício do paciente; estar apto a supervisionar e orientar tratamentos; emitir laudos e atestados.

Quais são as principais atividades do fisioterapeuta?

Conforme abordado anteriormente, o campo da fisioterapia é amplo e seu profissional pode exercer diversas atividades, bem como atuar em diferentes áreas.

Abaixo, destacamos algumas das principais atividades durante a rotina de profissional que exemplifica o que é ser fisioterapeuta.

  • Utilizar técnicas e terapias fisioterapêuticas para melhorar a circulação ou os movimentos de pacientes com traumas musculares, fraturas ou luxações;
  • Tratar deformidades na coluna ou problemas posturais a partir de exercícios de fortalecimento e alongamento;
  • Auxiliar a recuperação de pacientes de cirurgias, traumas, paralisias ou vítimas de acidentes;
  • Evitar problemas circulatórios e de postura em gestantes;
  • Orientar exercícios para pessoas com dificuldades respiratórias, como asma, bronquite crônica, enfisema pulmonar ou pacientes em recuperação de cirurgias;
  • Supervisionar exercícios para melhorar a coordenação motora e musculatura de idosos ou de pessoas com problemas neurológicos;
  • Propor tratamentos para reabilitação de atletas com lesões e maximizar o desempenho desses atletas
  • Atuar na saúde do trabalhador em empresas com funcionários de diversas naturezas;
  • Cuidar da acessibilidade e inclusão de pessoas com mobilidade reduzida, atuando para diminuir os impactos de uma limitação física.

Onde trabalhar como fisioterapeuta?

Com diferentes atividades para aplicar no dia a dia de trabalho de um profissional da fisioterapia, o mercado de trabalho proporciona diversos caminhos e locais para exercer a profissão.

O fisioterapeuta tem a vantagem de poder escolher se prefere ser autônomo e atuar em seu próprio consultório ou consultórios privados de terceiros, ou ainda trabalhar em instituições como clínicas, asilos, centro de reabilitação, hospitais, escolas, empresas, postos de saúde, entre outros.

Todos esses locais de trabalho dividem-se, basicamente, em dois principais núcleos de atuação: saúde preventiva e setor público. Veja, abaixo, o perfil do profissional de cada um deles, bem como as atividades de trabalho.

Área de saúde preventiva:

Dentro de empresas e instituições, há cada vez mais a preocupação com a saúde do funcionário durante seu expediente de trabalho, bem como em proporcionar um ambiente ideal para produção e equilíbrio dos funcionários. Por isso, um fisioterapeuta pode atuar gerindo programas que consistem em combater a má postura através da reeducação postural buscando prevenir e tratar problemas musculares, além de elevar o conforto e o desempenho de todos.

Setor público:

Já no setor público, diferentemente do campo das empresas, existem vagas abertas apenas por meio de concursos. Para aqueles que se dedicam a estudar para as provas e aguardam a abertura de vagas, o emprego costuma gerar satisfação ao lidar com um quadro bastante variado de pacientes, desde crianças e gestantes, até idosos e portadores de deficiências. Isso proporciona a oportunidade de exercer o amplo leque de atividades e habilidades adquiridas durante a formação.

Qual o salário de um fisioterapeuta?

Segundo a tabela oficinal do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o valor base de um fisioterapeuta que faz atendimento domiciliar é, no mínimo, de R$ 150,00 a sessão. Dependendo do tipo de atendimento, procedimentos e tratamentos, o profissional pode chegar a ganhar por volta de R$1.500 com apenas um paciente.

Tem mais dúvidas sobre o que é e como ser fisioterapeuta que não foram respondidas neste texto? Comente aqui para que possamos discuti-las!