Odontologia

Veja o quanto custa a faculdade de Odontologia

Você sabe quanto custa a faculdade de odontologia?

A odontologia é o estudo dos dentes, boca e ossos da face, além do tratamento e prevenção de suas respectivas doenças. O dentista é o profissional que cuida de vários aspectos da saúde bucal das pessoas, até mesmo da estética, ele restaura, extrai, limpa dentes, projeta, instala próteses e até realiza cirurgias. Além disso, esse profissional também cuida da saúde da gengiva, bochechas e língua.

Com mais de 23 áreas de atuação, o dentista é uma das profissões com um dos maiores leques de opções de trabalho na saúde e considerada uma das profissões mais bem pagas do país. Contudo, é importante saber que, além do valor das mensalidades, cursar uma faculdade de Odontologia exige investimentos, como a compra de equipamentos.

Neste texto, vamos falar quanto custa a faculdade de odontologia, quais os principais investimentos além da mensalidade e o seu retorno.

Continue lendo e confira.

Quanto custa a faculdade de odontologia?

Quanto custa a faculdade de odontologia é uma pergunta que vai além da mensalidade. Como vamos abordar, o curso possui custos a mais com materiais para pratica da profissão.

A mensalidade de um curso de Odontologia pode girar em torno de R$ 1.500,00 a R$ 3.500,00, a depender da instituição e da região na qual o curso está localizado.

Nesse valor, ainda são acrescidos investimentos com material para uso individual. Nos primeiros semestres, por exemplo, usa-se um kit, conhecido como básico, constituído por jaleco, máscara, luvas descartáveis, tesoura de ponta fina, bisturi, pinça anatômica e pinça “dente de rato”. No entanto, o kit básico pode ser usado durante todo o tempo da graduação.

Nos períodos posteriores, é necessária a aquisição de aparelhos, como espelho bucal, resinas, pinças e o chamado “motorzinho”, que custa cerca de R$ 1,5 mil a R$ 1,7 mil.  Acrescido a esse valor, ao longo do curso, o aluno terá de adquirir outros materiais para as aulas práticas, como pinças, espátulas, broca diamantada e manequim para dentística. Esses custo extras giram em torno de mais de R$ 5 mil.

Quais são as áreas de atuação com melhor remuneração?

Agora que você já sabe quanto custa a faculdade de odontologia, vamos falar sobre as áreas de atuação com melhor remuneração.

São diversas as especialidades nas quais um dentista pode atuar, com várias faixas de remuneração, e a profissionalização crescente do setor aliada ao surgimento contínuo de novas tecnologias vêm aumentando, cada vez mais, o mercado de trabalho para esse profissional.

A busca por especializações e novas áreas de atuação é a grande chave da profissão de Odontologia nos últimos anos, por isso vamos mostrar a gama de especialidades nas quais um dentista pode atuar.

Dentística Restauradora (estética)

Também chamada de Odontologia Estética, essa especialidade é responsável por restaurar a função, forma e estética dos dentes após algum tipo de trauma, tratamento ou doenças, como a cárie. Esses profissionais realizam clareamento dentário, utilização de resinas para preenchimento, peeling gengival, facetas, dentre outras restaurações e procedimentos estéticos.

Odontologia Legal

O odontolegista é o profissional que trabalha, principalmente, com a identificação humana, através da arcada dentária, em perícia criminais ou trabalhistas, tanatologia forense, laudos e pareceres, dentre outras atividades. Suas áreas de atuação são universidades, Institutos Médico-Legais (IMLs) e junto às Polícias Civil ou Federal. É uma das atividades com melhor remuneração.

Prótese Dentária

O cirurgião dentista especializado em prótese dentária trabalha com a reposição de dentes perdidos e tecidos bucais. Este profissional busca a reabilitação bucal total, tanto na sua parte funcional e de saúde, como a mastigação e a fala (fonética), quanto na questão estética (forma dos dentes). Não se deve confundir a prótese dentária com o implante dentário.

Onde estão os salários mais altos?

Os concursos públicos para dentistas oferecem alguns dos benefícios e remunerações mais altos, podendo chegar em R$10.000. Além do salário, há, também, a segurança e estabilidade de trabalhar para prefeituras e órgãos públicos diversos.

No concurso da Polícia Militar de São Paulo, para dentista, por exemplo, o salário inicial é de R$5.897,00. Já para a Força Aérea Brasileira (FAB), a remuneração é de R$ 8.100,00. Geralmente, a carga horária exigida é de tempo parcial, sendo possível conciliá-la com uma atividade autônoma.

Esses salários dependerão de vários fatores, desde a especialização do dentista, ao tempo de dedicação e carreira, dentre outros.

Como escolher o melhor curso de Odontologia?

A Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública tem 65 anos de tradição de ensino e é considerada, pelo MEC, como a melhor Instituição Privada de Ensino em Saúde da Bahia. A matriz curricular de Odontologia possui carga horária total de 4.470 horas.

Dessas, 4.248 horas são de componentes curriculares sequenciais e 222 horas são de atividades complementares. Ao longo desses 10 semestres, o aluno obterá conhecimentos que serão usados durante a sua atuação, que se inicia ainda na faculdade, voltada tanto para a intensa prática profissional quanto para a construção do conhecimento teórico.

Todos esses fatores são importantes na escolha por uma faculdade de Odontologia, pois quanto maior a estrutura da mesma, aliando prática com teoria, maior é o retorno do investimento realizado na formação do profissional, sendo um dos fatores que mais interferem na remuneração e emprego do dentista.

Você sabe quais são os principais instrumentos utilizados na odontologia? Então, baixe o E-book “Bandeja Clínica e os Principais Instrumentais de Periodontia” e descubra!