Por que cursar Psicologia?

026-Por-que-cursar-Psicologia.jpeg

A Psicologia é uma profissão que está em alta, sendo um dos cursos mais concorridos da área de saúde. Mas, por que escolher cursar psicologia?

Essa é uma pergunta que muitos professores fazem aos alunos que estão iniciando o curso na universidade. A partir das respostas, pode ficar clara a percepção dos alunos sobre o fazer do psicólogo.

É comum ouvir dos alunos que eles escolheram cursar psicologia para ajudar as pessoas, por serem bons ouvintes ou pela vontade de conhecer melhor o ser humano. No entanto, a escolha dessa profissão deve estar ligada ao desejo e ao sentido de atuar como promotor de saúde e qualidade de vida em diferentes contextos.

O que a Psicologia compreende

Em primeiro lugar, é preciso compreender que a Psicologia é a ciência que estuda o ser humano no seu ciclo de vida. Mas essa é uma definição resumida. Precisamos falar sempre em “psicologias” (no plural), já que existem diversas abordagens teóricas.

A graduação em Psicologia

O curso de Psicologia dura cinco anos. Durante esse tempo, o aluno pode participar de atividades de ensino e extensão que irão aproximá-lo da prática profissional. A matriz curricular dos cursos de Psicologia é definida pelo Ministério de Educação (MEC).

O que fazer após a graduação?

Após a conclusão da graduação, o psicólogo pode atuar em áreas diversas, como psicologia clínica, organizacional, hospitalar, social, educacional, jurídica etc., além do trabalho na orientação vocacional e da participação em projetos de pesquisa.

Um grande equívoco é achar que psicologia resume-se apenas à prática no consultório, conforme vemos em filmes. O psicólogo pode atuar em áreas relacionadas à educação, empresas, hospitais, organizações não governamentais e centros de atenção psicossocial.

Quais as características essenciais de um profissional de Psicologia?

Você ouve e aconselha todos os amigos e, por isso, quer fazer Psicologia. Mas será que só isso basta? Quais as características essenciais de um psicólogo?

A resposta a essa pergunta é aberta, já que cada área de atuação exige características e posturas diferentes por parte do profissional. Contudo, deve ser comum a todos a capacidade de observação e compreensão das diferenças individuais.

A empatia também é uma característica que deve ser desenvolvida. É imprescindível para a atuação do psicólogo a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender seus comportamentos e sentimentos.

Como é o mercado de trabalho para psicólogos?

Saber se o mercado de trabalho é favorável é uma dúvida comum àqueles que desejam cursar psicologia. Após a graduação, é possível, conforme falamos acima, atuar em diversas áreas. Os cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) são opções de aperfeiçoamento contínuo.

Como ter sucesso na profissão?

Para ter sucesso na profissão, a dica que damos é: ter muito empenho, desde a faculdade, aproveitando todas as oportunidades, participando de projetos de pesquisa e dos estágios oferecidos.

Após a formação, é importante manter-se sempre aberto a novos conhecimentos e experiências. Atuar com ética e responsabilidade faz com que o trabalho seja sempre reconhecido.

Com muita dedicação, o sucesso virá e isso será bastante recompensador!