Psicologia

Você sabe o que é Psicologia?

Entenda tudo sobre sua história, estudos e áreas de atuação como psicólogo

Uma das perguntas mais feitas por iniciantes, no curso de Psicologia, também é uma dúvida muito comum para o público no geral. Há muitas opiniões erradas sobre o que é Psicologia e o que faz um psicólogo. Essa percepção, muitas vezes errônea, é resultado de como a mídia apresenta o tema.

O que é Psicologia?

A Psicologia estuda o ser humano em seus diferentes ciclos de vida e nos seus diferentes contextos. O psicólogo deve promover saúde e qualidade de vida de indivíduos, grupos, organizações e comunidades de forma crítica e atenta à dimensão social e à preservação dos direitos humanos, podendo atuar em consultórios, hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, unidade saúde da família, empresas, clubes esportivos, instituições de ensino e de pesquisa, escolas.

Se você está pensando em estudar psicologia, neste artigo vamos dar um panorama geral, desde sua área científica e seus estudos, até a carreira e o mercado de trabalho como psicólogo.

Como nasceu a Psicologia?

Nos estudos de Introdução à Psicologia, conta-se a história de que seu nome é derivado dos radicais gregos psique (alma) e logos (estudo), sendo traduzido para “o estudo da alma humana”. Aqui, entende-se por alma a “mente” do ser humano. Essa nomenclatura teve origem na filosofia grega e na crença de que o ser humano era constituído por duas essências, uma material (o corpo) e outra imaterial (a psique).

O pesquisador Wilhelm Wundt criou o primeiro laboratório de estudos da psicologia em Leipzig, na Alemanha. Considerado um marco no campo de estudo, sua pesquisa baseava-se na análise das sensações, sentimentos e pensamentos.

Ao longo do tempo, foram surgindo novas abordagens teóricas, diferentes do modelo de Wundt. Cada uma dessas escolas apresenta significativa contribuição para o atual entendimento da Psicologia. Entre as principais escolas de pensamento, destacam-se: Cognitivismo, Psicanálise, Estruturalismo, Funcionalismo, Comportamentalismo e Humanismo.

Nos dias atuais, a Psicologia deve estar atenta às demandas da contemporaneidade, com novos contextos de atuação do psicólogo e olhar ampliado para a diversidade.

Áreas da Psicologia

Conforme apresentado acima, o psicólogo atua de maneira integrada a outras áreas. Algumas dessas áreas incluem: pedagogia, psiquiatria, antropologia e sociologia.

Assim, a Psicologia, sendo uma formação generalista, de campo amplo e atuação diversificada, oferece uma variedade de especializações. A Psicologia Clínica ainda é a referência mais tradicional de identidade da Psicologia. Porém, existem outros campos de atuação: Psicologia Hospitalar, Psicologia Social, Psicologia Jurídica etc. Vale lembrar que, independentemente do campo que atue, cabe ao psicólogo promover saúde e qualidade de vida dos indivíduos e das organizações em que esteja inserido.

Tem outras vivências sobre o que é Psicologia que não estão neste texto? Não deixe de expressar sua opinião aqui.