Educação Fisica

Educação Fisica

Conheça as 8 principais tendências da Educação Física

Conheça as 8 principais tendências da Educação Física

Você quer saber mais sobre as tendências da Educação Física?

O profissional de Educação Física é conhecido por atuar em academias, clínicas, unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família, reabilitação, assessorias esportivas, clubes sociais, clubes de futebol, espaços holísticos, instituições de ensino e centros de pesquisa.

Sendo assim, a área de Educação Física oferece inúmeras possibilidades, pois o profissional está diante de um âmbito que constantemente apresenta tendências e inovações no mercado, seja em equipamentos, técnicas ou demandas sociais.

Por isso, o indivíduo que deseja seguir essa carreira deve acompanhar a dinâmica do mercado, buscando promover a saúde do corpo e da mente dos seus pacientes.

Siga conosco e confira as principais tendências da Educação Física!

Tendências da Educação Física!

Observa-se que uma parte significativa da população enfrenta o sedentarismo, mas que, ao mesmo tempo, ainda se preocupa com a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida.

Isso demonstra a necessidade de um diálogo com as pessoas para encontrar alternativas de inserção da atividade física em suas vidas, mesmo com o pouco tempo disponível no dia a dia.

Sendo assim, destacamos as principais tendências da Educação Física, que tem como objetivo a fidelização e a conquista de alunos, entre as quais:

Personalização das atividades

A personalização das atividades é uma das tendências da educação física, já que busca customizar as opções, permitindo que o indivíduo pratique uma, duas ou mais modalidades, conforme a sua preferência.

Nesse caso, o profissional deve trabalhar com o estímulo e a descoberta da atividade física para cada perfil de aluno. Uma alternativa que permite a combinação de liberdade, exercício, saúde e prazer.

Especialização de Educação Física aplicada ao Fitness

Segundo o American College of Sports Medicine do ano de 2017,  trata-se de uma tendência que está em crescimento, pois a certificação oficial em Fitness ocupa a quarta posição entre as principais tendências do mercado na área da Educação Física.

É uma alternativa que apresenta conhecimentos e práticas, que colaboram para o profissional da área avaliar os seus alunos, por meio de exercícios individuais ou em grupo.

Essa é, sem dúvidas, uma das tendências da educação física, pois possibilita a atuação do personal trainer em diversos lugares, como:

  1. Academias;
  2. Assessorias esportivas;
  3. Condomínios;
  4. Hotéis;
  5. Instituições de ensino superior;
  6. Escolas;
  7. Laboratórios de aptidão física;
  8. Dentre outros.

Autonomia profissional e investimento no marketing digital

Atualmente, o profissional de educação física está adquirindo cada vez mais autonomia para investir na divulgação do seu trabalho nas redes sociais, como Facebook ou Instagram.

Desse modo, é possível conquistar diversos seguidores, promovendo a prática da atividade física, assim como aderir ao próprio negócio.

Dispositivos Wearables

O auxílio de acessórios tem se destacado entre as tendências da educação física. Um exemplo disso são as pulseiras que podem medir frequência cardíaca e aplicativos de trajetos de corrida.

Essas tecnologias mostram a capacidade do usuário durante a atividade física para motivá-lo.

Adaptação para atender aos idosos

Entre as tendências da educação física, a adaptação das atividades para os idosos está cada vez mais presente nas academias e, claro, necessita de cuidados especiais.

O profissional deve ficar atento às práticas adequadas para terceira idade. Uma dica é investir na pós-graduação de educação física aplicada a grupos especiais.

Práticas e exercícios físicos em espaços abertos e públicos

Considera-se inerente nas tendências da educação física as práticas e exercícios em lugares abertos e públicos, como: parques, praças e ruas.

Essas atividades são interessantes para reunir grupos de pessoas para atividades e despertar a atenção de curiosos.

Gamificação das atividades físicas

Uma tendência da educação física que tem despertado o interesse das pessoas é a gamificação das atividades físicas para motivar o indivíduo durante os treinos. Além de ser divertido, motiva no desenvolvimento do participante.

Um exemplo é o uso dos óculos 3D simulando um exercício de esteira e bicicleta com um ambiente de aventura. Desse modo, trabalha-se a saúde do corpo e da mente.

Treinamentos funcionais

Ganhando cada vez mais adeptos, os treinamentos funcionais têm crescido por causa da simplicidade dos exercícios – que reproduzem movimentos do dia a dia, como subir e descer degraus ou pular. É uma modalidade em que o praticante usa o peso do próprio corpo com ajuda de alguns aparelhos inovadores, que auxiliam na flexibilidade, resistência, equilíbrio e diversos outros benefícios.

Veja abaixo, dois lançamentos do mercado fitness!

Simulador de esportes – Pode treinar em qualquer lugar, simulando a modalidade de sua preferência como: natação, golfe e futebol.

Musculação global – Um aparelho funcional que ajusta a intensidade do elástico para mudar o grau de dificuldade.

Sendo assim, a partir dessas 8 tendências da educação física citadas, nota-se a necessidade da atualização constante do profissional da área para que este possa oferecer o melhor atendimento e treinamento para os seus alunos, conforme a particularidade de cada um deles.

Para dar o primeiro passo e se destacar nesse mercado de inovações, desde equipamentos, técnicas e mudanças sociais, deve-se investir antes de tudo numa formação de qualidade.

Portanto, é importante escolher uma Instituição que acompanhe o ritmo da área de educação física a todo instante. Lembre-se: Um bom profissional precisa se manter informado sobre todas as tendências do mercado de trabalho, além de se especializar.

Quer saber mais sobre as possibilidades da área de Educação Física?