Mestra Kusum Modak participa de aulas de curso de extensão

Criadora do método que leva seu nome participou das aulas do Curso do Método Kusum Modak – Terapia Yoga Massagem Ayurvédica de 22 a 27 de abril, no Campus Cabula.

Fotos Aula Prática Kusum Modak 260423 (122)

A mestra Kusum Modak, indiana de 84 anos, internacionalmente reconhecida por ter criado o método de massagem que leva o seu nome, participou presencialmente das aulas dos dois primeiros módulos do Curso do Método Kusum Modak – Terapia Yoga Massagem Ayurvédica, que aconteceu, no Campus Cabula, de 22 a 27 de abril. O curso de extensão é dividido em cinco módulos e é coordenado pela prof.ª Esp. Regina Puja Kinzer – fisioterapeuta, terapeuta ayurvédica e instrutora de cursos de terapias ayurvédicas.

"Quando eu viajava pelo mundo para difundir o método, eu costumava conduzir meus workshops, compartilhando meu conhecimento com meus próprios alunos. Essa é a primeira vez que eu realizo meu trabalho em uma universidade", enfatiza a mestra Kusum Modak. Durante a sua participação nas aulas, ela realizou demonstrações práticas de sua técnica. "O que mais me tocou foi a coragem e a disponibilidade da mestra de vir para a Bahia prestigiar o curso do método dela pela primeira vez dentro do meio acadêmico. Em segundo lugar, me tocou, profundamente, a humildade dela ao ensinar e responder às perguntas dos alunos e alunas, bem como a maneira atenciosa e amorosa com que trata todos, a despeito dos desafios para ela: o clima, a comida e a cultura tão diferentes, além do idioma", pontua a aluna Ângela Meneses.

A professora Regina Puja Kinzer ressalta a presença inédita da mestra nas aulas e ainda enfatiza outras novidades que o curso passou a oferecer. "Agora, nosso curso conta com um material didático unificado, que traz um alinhamento com a mestra Kusum Modak. Um outro ponto é a carga horária, que está sendo muito maior do que era antes". Ela explica que o curso é dividido em cinco módulos e, destes, os dois primeiros foram realizados de forma inédita, com a participação da própria criadora do método.

Aula Prática Kusum Modak