Diretório Acadêmico de Medicina realiza I Simpósio de Pesquisa

Evento reuniu acadêmicos e docentes pesquisadores no Campus Brotas.

O Diretório Acadêmico Pirajá da Silva, representante do colegiado do curso de Medicina, realizou, no dia 27 de maio, no Campus Brotas, o I Simpósio de Pesquisa, destinado a acadêmicos da graduação. A programação contou com palestras de professores e ex-alunos pesquisadores.

A palestra de abertura teve como tema “Medicina: a arte da decisão” e foi realizada pelo professor Luís Cláudio Correia. A professora da graduação e coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Medicina e Saúde Humana, Dra. Ana Marice Ladeia, falou acerca dos grupos de pesquisa da Bahiana. Já o tema “Descomplicando o TCC” foi abordado pela professora do curso de Enfermagem Thaís Calasans.

A coordenadora do Programa Integrado em Educação Científica e Epidemiologia, Caroline Feitosa, discutiu com os acadêmicos a temática “Potencialidades e limites do uso do Data SUS para a pesquisa em saúde”. A ex-aluna Verônica Freire, que está cursando o pós-doutorado no Brigham and Women’s Hospital (EUA), falou sobre as experiências e desafios do estudante pesquisador. “A relação da pesquisa clínica com a indústria farmacêutica e a pesquisa em meio à precarização da Medicina Baseada em Evidência” foi o tema abordado pela professora Priscila Doria. O evento foi encerrado com a palestra do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Ensino de Pós-graduação Stricto Sensu, Dr. Atson Fernandes, que falou sobre “A importância da formação científica para o sucesso na carreira profissional: o que é que a Bahiana tem”.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública