Bahiana recebe estudantes do Ensino Fundamental do CEPECV

Atividade integrou programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Com o objetivo de motivar o interesse de estudantes do Ensino Fundamental para a pesquisa e o conhecimento científicos, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, em parceria com o Colégio Estadual Professora Elisabeth Chaves Veloso (CEPECV), realizou, nos dias 30 de outubro, 7 e 14 de novembro, no Campus Cabula, o projeto "Estruturas secretoras em vegetais – onde estão guardados os princípios ativos que nos fazem bem ou mal? Como os agentes dispersores contribuem para distribuição desses princípios ativos no meio ambiente?". Nos dois encontros, professores e discentes do curso de Biomedicina receberam cerca de 180 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental do CEPECV para uma atividade de campo.

Idealizado e coordenado pela docente Léa Ferreira, com a participação dos professores Gabriel Queiroz, Sidney Santana e Arthur Lima, o projeto foi contemplado pela FAPESB, integrando a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que, neste ano, trouxe como tema a "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável" e teve início no dia 16 de outubro. "Estamos, hoje, trazendo os alunos justamente para popularizar as ciências, ou seja, vamos mostrar realmente como funciona o equilíbrio ambiental", explica a prof.ª Léa Ferreira.

"Eu não gostava de Ciências até o 7º ano, mas, quando comecei a aprender mais sobre os biomas, comecei a gostar mais. Quando entrei aqui e vi o laboratório, achei tudo incrível, por isso disse: ‘Não quero mais sair daqui!’", relata Emilie Santana, estudante do CEPECV.  Segundo a prof.ª Léa Ferreira, os alunos pertencem a uma comunidade vizinha à Bahiana, o que permite perceber a existência de um microclima específico, graças a uma área remanescente de Mata Atlântica. “A ideia é que a Bahiana mostre a eles como valorizar o entorno onde eles moram e também ensinar a conviver com a rotina deles, ou seja, com os animais e plantas que eles conseguem visualizar", elucida a docente.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública