Pesquisa e Inovação

Ambulatório de HTLV/Neurociências da Bahiana marca presença no XVI Simpósio Internacional Sobre HTLV no Brasil

Evento reuniu pesquisadores de diversos países.

A Bahiana esteve representada pelo Ambulatório de HTLV/Neurociências no XVI Simpósio Internacional sobre HTLV no Brasil, que aconteceu de 25 a 27 de outubro, em João Pessoa. Com o tema "Cuidado integral às pessoas vivendo com HTLV (PVHTLV) no Brasil e no mundo", o Simpósio reuniu pesquisadores de diversos países, profissionais da área de saúde, estudantes e cidadãos que vivem com HTLV.

Durante o evento, o Dr. Bernardo Galvão Castro Filho, coordenador do Centro de Neurociências e ambulatório de HTLV e membro da Comissão Científica do Simpósio, realizou a Conferência "Situação Atual do HTLV na Bahia", na qual apresentou a pesquisa "Epidemiological And Molecular 1 Evidence Of Intrafamilial Transmission Through Sexual And Vertical Routes In Bahia, The State With The Highest Prevalence Of HTLV In Brazil". O pesquisador e docente da Bahiana também foi homenageado com a premiação com o seu nome, pelo melhor Banner apresentado no Simpósio.

Integraram a comitiva da Bahiana a prof.ª Dra. Maria Fernanda Rios Grassi, docente do Mestrado de Medicina e Saúde Humana e presidente da comissão científica do simpósio; as professoras do ambulatório de HTLV Dra. Ana Verena Galvão, psicóloga que apresentou a temática “Abordagem Psicológica Associada à Infecção na Gestação”, Aidê Nunes da Silva, enfermeira, que apresentou o Programa Mentores de Saúde: Tecnologia de Ensino, Extensão Participativa e Interprofissional na Bahiana, prof.ª Cristiane Dias, fisioterapeuta e pesquisadora que apresentou dois pôsteres e os acadêmicos de Psicologia Caíque Souza Menezes, Beatriz Prates Ferreira, Beatriz Nascimento Lino, Ivam Heng Ma do Bonfim, Jonathan Lucas Martins e Yuri Henrique Rocha Reis que também realizaram apresentações orais e de pôsteres.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública