Bahiana sedia e coordena a XIII Semana do Cérebro Bahia 2024

Evento aconteceu de 11 a 16 de março em universidades e espaços da cidade.

Com o tema "O cérebro no mundo tech", a Bahiana coordenou a XIII Semana do Cérebro Bahia 2024, evento realizado em diversas cidades em todo o mundo, de 11 a 16 de março. A ação é uma iniciativa realizada em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento e parte integrante da Brain Awareness Week (BAW), uma campanha global de divulgação das neurociências. Ao longo da semana, foram realizadas atividades voltadas para idosos e pessoas com deficiência, além de ações de arte e tecnologia, todas referentes à atividade cerebral. A Semana do Cérebro Bahia 2024 foi coordenada pela professora Dra. Kátia Sá, neurocientista e docente do programa de pós-graduação e líder do Grupo de Pesquisa Dinâmica do sistema neuromusculoesquelético da Bahiana.

"A ideia da Semana do Cérebro é aproximar a sociedade em geral da neurociência. Queremos que a neurociência não seja só para o cientista e que a população acompanhe o que nós, que estudamos o cérebro, estamos desenvolvendo nesse campo de pesquisa", explicou prof. ª Dra. Kátia Sá. Dentre as instituições anfitriãs, a UFBA, a UNEB, o CEPRED, o SENAI/CIMATEC, estava a Bahiana, que encerrou as atividades científicas com ações voltadas para crianças e adolescentes, no turno da manhã e da tarde, com um ciclo de palestras sobre neurociências para profissionais e acadêmicos. No sábado, o Shopping Bela Vista foi o último anfitrião, oferecendo aos visitantes jogos, oficinas de realidade virtual, introdução a aplicativos de saúde e experimentos interativos.

O Campus Cabula recebeu estudantes do Ensino Fundamental II do Colégio Estadual Francisco da Conceição Meneses para atividades educativas realizadas no Laboratório Morfofuncional. "É sempre importante utilizar esse espaço do laboratório como uma forma de propiciar o conhecimento não apenas àquelas pessoas que estão no meio acadêmico, mas também a outras pessoas. Quando trazemos crianças e adolescentes para esse espaço, todo o conteúdo é adaptado para a linguagem deles, e isso é importante, no sentido de popularizar o conhecimento e a ciência, mostrando um caminho, uma possibilidade para esses visitantes", declarou o professor de Medicina Rafael Lélis.

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública