Odontologia

Odontologia é na escola de saúde cinco estrelas

O curso de Odontologia da Bahiana foi estruturado para formar e treinar cirurgiões-dentistas experientes, com compreensão do paciente de forma holística.

Pretende seguir carreira em Odontologia? Confira alguns motivos para fazer parte da escola de saúde cinco estrelas.

Formação Interdisciplinar

Apesar de ser responsável principalmente pelo cuidado da boca, dentes e ossos da cabeça, o profissional formado em Odontologia precisa compreender o paciente como um todo, de forma crítica.

Para que isso seja possível, é preciso vencer o pensamento fragmentado sobre as profissões, através de conteúdos que articulem conhecimentos dos cursos da área da saúde e que permitam ao aluno intervenções interdisciplinares. Assim, o currículo multiprofissional da Bahiana prepara o aluno para ser um profissional mais capacitado no futuro.

Intensa prática profissional

A matriz curricular de Odontologia na Bahiana possui carga horária total de 4.470 horas, sendo 4.248 formadas por componentes curriculares sequenciais e 222 horas destinadas a atividades complementares. Ao longo desses 10 semestres, o aluno adquirá conhecimentos que serão usados durante a sua atuação, que inicia ainda na faculdade.

A partir do 4º semestre do curso, o aluno realiza atendimentos nas clínicas setoriais e integradas na instituição, ou até mesmo em estágios extramurais, como no internato em odontologia hospitalar.

O Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana disponibiliza assistência odontológica preventiva e curativa à população do Cabula e bairros adjacentes de forma gratuita (através do SUS), particular ou conveniada. O atendimento acontece para procedimentos que vão desde a profilaxia básica até cirurgias mais complexas.

Incentivo à pesquisa

Para que continuem havendo pesquisadores na área de Odontologia, para além dos trabalhos de conclusão de curso, os alunos da Bahiana são estimulados a participar de programas de iniciação científica (PIBIC) e a fazer trabalhos de monitoria, com a concessão de bolsas institucionais e da FAPESB. Também, funciona na instituição o grupo PET – Programa de Educação Tutorial, apoiado por bolsas do MEC, que realiza extenso programa de atividades de ensino, pesquisa e extensão.